Eslovenices

Um local de reunião de amigos da Eslovénia

Thursday, March 23, 2006

Lenda do Dragão, símbolo de Liubliana


Em Liubliana, no tempo dos dragões, vivia um dragão macho. Era um dragão grande e muito forte. Voava com tanta velocidade que todos dragões fêmeas o admiravam. Às vezes, subia ao ponto mais alto do castelo. Escondia-se por trás duma torre e lançava fogo sobre a cidade. As pessoas refugiavam-se nas casas e só os mais corajosos ficavam nas ruas. O dragão adorava comer pessoas, mas como não era um animal muito mau, não gostava de prejudicá-las de mais e comia-as só duas vezes por semana em pequenas quantidades. Depois da refeição, gostava muito de meditar ao pé duma tília centenária num monte que se chama Roznik e que actualmente fica na cidade de Liubliana. Antigamente, ficava fora da cidade e era a zona preferida dos dragões.
Um dia quando o dragão meditava no seu lugar preferido, apareceram ao pé dele dois dragões fêmeas e começaram a conversar com ele amavelmente. O dragão ficou fascinado com as duas, mas como os dragões costumam ter só uma namorada, decidiu que ia ficar com a mais amável. A mais amável não era a mais bonita, mas tinha um charme que o cativou totalmente. Ficou tão apaixonado que já não olhava para mais nenhuma outra. Dessa paixão, nasceu um pequeno dragão que se parecia com um lagarto. O pai ficou triste porque não tinha imaginado que ia ser pai de um dragão tão fraco que nem parecia um dragão. A fêmea deixou de lhe dar atenção e dedicou-se totalmente ao filho. O dragão ficou tão triste que se escondeu na sua gruta e chorou dias e noites. Chorou tanto que fez subir as águas do rio Liublianica.
O pequeno dragão crescia e quando tinha mais ou menos 150 anos, que correspondem a cerca de 15 anos na idade humana, o pai dragão quis mostrar-lhe como é que se comportam os verdadeiros dragões. O pequeno dragão não era nada parecido com eles. Gostava muito das pessoas, de poesia e adorava estar sentado numa ponte do rio Liublianica e observar os namorados à noite. Para ele, a coisa mais importante da vida era criar e amar. O dragão pai não gostou nada do comportamento do filho.
Um dia mostrou-lhe como se fazia um fogo assustador que punha de joelhos todas as pessoas. O filho disse ao pai: «Isso não é nada. Olha para mim!» O pequeno dragão subiu ao céu por cima das cabeças das pessoas assustadas fez piruetas mais espectaculares do que todas as que as pessoas já tinham visto e ao mesmo tempo cantou uma canção que tinha composto na véspera sobre o rio Liublianica e os seus namorados. Todas as pessoas ficaram estupefactas. Nunca tinham visto um dragão artista. Após o espectáculo o dragão foi descansar sobre a ponte do costume. Os seres mágicos que naquela altura viviam no rio gostavam muito dele. Enfeitiçaram-no para ele adormecer, estar sempre ao pé deles e ter uma vida mais longa. Quando as pessoas viram que o dragão ia ficar na ponte, disseram ao escultor mais famoso da cidade que fizesse mais três estátuas com dragões iguais ao dragãozinho artista.
Em sua honra, a ponte passou a chamar-se Ponte de Dragão.

O dragão está a dormir profundamente e a sonhar, mas um dia vai acordar e fazer companhia às pessoas de Liubliana.
Adaptação para português de Mateja Rozman

8 Comments:

Blogger Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú said...

Excelente site!!!! Não compreendo porque existem poucos visitantes! Se tivesse gajas nuas! :) Já agora, viveste ou tens muitos amigos na Eslovénia?
Visita meu blogg- http://portugaemnatal.blogspot.com

6:50 PM  
Blogger Rui M S Ferreira said...

Que bonito blog!!!!
..os dragões... gostei muito

P.S.: quero ir à Eslovénia

Bjo

Rui

1:25 AM  
Blogger Cat* said...

olá! A eslovénia diz-me muito, mesmo... O blog ainda está activo?

anacatarinaalberto@gmail.com
http://fromliublianawithlove.blogspot.com

3:30 AM  
Blogger José said...

Olá
Não sou propriamente um amigo da Eslovénia, mas estive em Liubliana recentemente e gostei imenso da cidade. Recomendo vivamente uma visita, poia vale a pena
José Viegas

8:18 AM  
Blogger Paul Markland said...

This comment has been removed by the author.

10:26 AM  
Blogger Paul Markland said...

Gostei mesmo ! Estou fazendo um trabalho sobre a Eslovenia e com certeza vou comentar esse mito.

Muito legal.

10:28 AM  
Blogger Luiz Lima said...

Muito bela esta história, pois acabo de chegar de lá! E comprei uma camisa com o pequeno dragão! E o centro histórico é pequeno e muito bonito! Local para um dia e no máximo dois de passeio!

10:30 AM  
Blogger Selene Dragon said...

Oh meu Deus! Esta lenda é mesmo hot ;)! Quando eu li isto comecei a ficar com os calores.. se você me tá a perceber.. ;) eheheheh!
Telefone-me, querido!

Com amor
Liliana <3

10:12 AM  

Post a Comment

<< Home