Eslovenices

Um local de reunião de amigos da Eslovénia

Wednesday, December 14, 2005

É Tempo de Natal


Dezembro é um mês de alegria, cheio de celebrações, esperanças e felicidade que culmina no Natal. As crianças devem estar ainda mais contentes que os restantes indivíduos, sobretudo as crianças eslovenas que têm mais pessoas a oferecerem-lhe presentes que qualquer outra nacionalidade. Elas recebem presentes de três homens: São Nicolau, Pai Natal e o Avô Gelo. Nos tempos do socialismo, o Avô Gelo era a personagem mais famosa ao lado de São Nicolau, mas nos últimos tempos o Pai Natal tem aumentado de popularidade e assumido o papel de Chefe de oferta de presentes. Nalgumas partes da Eslovénia, ainda se conserva um hábito que remonta ao tempo do Império Áustro-hungaro, dos presentes serem trazidos pelo menino Jesus.
Uma das mais duradouras tradições de Natal é a árvore, cuja decoração se tem vindo a alterar ao longo dos anos. A árvore de Natal que conhecemos actualmente só veio para a Eslovénia, após a Primeira Guerra Mundial. Antes disso, as pessoas nas cidades costumavam embelezar as árvores com correntes, flores e grinaldas feitas de papel colorido; a acrescentar a isto encontrávamos maçãs, amêndoas e avelãs. Nos cantos da sala de estar, também era hábito pendurar arranjos de palha decorados com produtos como feijões e milho. Hoje em dia decorações feitas em casa são uma raridade.

Ainda que as decorações de Natal sejam uma parte integrante da celebração, o Natal é mais uma época de oferecer presentes. Todo o tipo de presentes devem ser postos debaixo da árvore de Natal, exigindo diversas viagens aos vários centros comerciais, que se encontram completamente apinhados. É praticamente desnecessário referir que as vendas crescem significativamente nesta época do ano. É interessante verificar que a oferta de presentes é uma tradição com menos de 7 décadas na Eslovénia, mesmo nas zonas urbanas; no campo, só se davam presentes simbólicos tal como amêndoas e avelãs. No entanto, ultimamente dar presentes não é tão importante como passar tempo com as pessoas que se ama.


Zoran Jankovič – Director da Associação do Comércio a Retalho

O consumo aumenta todos os anos, em parte devido ao facto de se ter uma melhor selecção de produtos, de melhor qualidade e mais à medida dos gostos e desejos dos consumidores. A ajudar, a publicidade é mais intensa, mas ainda mais importante é a programação que se faz nos vários centros comerciais que tornam as compras mais divertidas. O cenário afecta o espírito de cada um – cidades decoradas, ruas, centros comerciais, etc. Por exemplo, as instalações das lojas associadas do Comércio a retalho, têm uma atmosfera festiva adequada: lojas decoradas, visitas de São Nicolau, Avô Gelo e do Pai Natal e ainda se organizam uma série de outros eventos festivos. Os preços são também muito favoráveis, muitos produtos têm desconto e a nossa selecção de presentes é bastante acessível. Isto permite que todos ofereçam à sua família e amigos presentes. Dezembro é um mês de compras, por querermos dar presentes a membros da nossa família, amigos e conhecidos, a procura de presentes de tipo e preço variado tem aumentado significativamente todos os anos. A média do gasto em compra é também mais elevado. Comparado com o resto do ano as vendas a retalho sobem 20 a 30% na época do Natal.



Dr. Marko Kerševan – Sociólogo especialista em assuntos religiosos

O Natal na Eslovénia é uma época de hábitos e costumes que são parte integrante da herança popular religiosa e da sua versão secular. Um desses hábitos é a oferta de presentes a crianças. Segundo a tradição católica, o mais antigo portador de presentes, São Nicolau, a quem se juntou, na segunda metade do século XX, outros dois: o vermelho barbudo, Pai Natal e o Avô Gelo, vestido tradicionalmente com pele de ovelha e um gorro de arganaz. O Pai Natal nasceu em larga medida, contra o mundo anglo-saxão, com a ajuda de filmes, televisão e da publicidade, e o Avô Gelo foi introduzido pelo regime socialista, existiam tensões recorrentes entre os dois e entre os seus patrocinadores. Claro que, para satisfação das crianças que os adoram, os três se reconciliaram e cada um encontrou lugar no público e nas famílias eslovenas. Em primeiro lugar, chega São Nicolau, seguido no Natal pelo Pai Natal e perto do Ano Novo chega o Avô Gelo. De todas as maneiras, os três – como referiu o famoso antropólogo francês Claude Levy-Strauss após semelhante debate em França – têm raízes no velho desejo “pagão” dos adultos oferecerem presentes para a vida após a morte e para o mundo dos mortos para que tivessem acesso aos prazeres da vida...

Damjan J. Ovsec – etnologista

Existem tantos hábitos, costumes, crenças, superstições, tradições e magia relacionados com o Natal na Eslovénia que dificilmente caberiam num calhamaço. O Natal é a mais popular festa familiar e religiosa, tendo a sua celebração uma longa tradição. Os eslovenos são ferrenhos fabricantes das suas decorações de Natal. As decorações mais antigas incluem o fabrico de um “canto dos deuses” e pendurar coroas de Natal, ramos ou grinaldas de papel do tecto. Pombas artesanais penduradas representam o Espírito Santo, tal como coroas e candeeiros feitos de papel e palha. Mais tarde, apareceram as representações gigantes do Presépio. Em Liubliana e noutros lados, exibições das mais belas cenas da Natividade são representadas todos os anos. Nas caves de Postojna, uma das mais famosas cavernas do mundo, representa-se uma peça sobre a Natividade acompanhada de música barroca. As decorações de Natal – e naturalmente a árvore de Natal – característica do Natal na Eslovénia, é também a comida. Os porcos são tradicionalmente mortos antes do Natal e portanto, é comum ter pratos feitos de carne de porco à mesa. Existem também, pães e tartes com diferentes recheios, formatos e nomes. E não se pode deixar de nomear o mais famoso bolo de todos, a Potica. Este bolo pode ser doce ou salgado, redondo com um buraco no meio ou um rolo comprido. Existem 50 tipos diferentes de Potica clássica, mas a imaginação das pessoas fez com que haja hoje em dia cerca de 110 tipos de Potica.
Tradução de Maria

1 Comments:

Blogger LMB said...

E a receita (em português...) da Potica? Será que se pode arranjar?
Mail to: lmb [at] macmais [dot] com

Obgd.

4:13 PM  

Post a Comment

<< Home