Eslovenices

Um local de reunião de amigos da Eslovénia

Wednesday, February 08, 2006

É tempo de Carnaval...

A cidade de noroeste de Ptuj é não só a cidade mais antiga da Eslovénia, como também alberga o maior Carnaval do país, o “Kurentovanje” cujo nome advém do fato de máscara Kurent.

O fato Kurent consiste em peles de ovelha presas com cintos de cabedal ou correntes metálicas donde pendem enormes sinos de vaca e lenços. No topo levam um par de cornos de vaca e dois paus fininhos de madeira decorados com penas. Os Kurenti ainda assumem a sua antiga função de afugentar o Inverno, por isso correm pelos campos, tocando os sinos de vaca para chamar a Primavera.

As origens desta peculiar figura e da própria tradição “Kurentovanje” são obscuras e podem vir das vestimentas dos primeiros eslavos, Celtas ou ilirios. Tradicionalmente os Kurenti, não deveriam deixar sob nenhuma circunstância a zona de Ptuj, mas hoje em dia eles visitam anualmente as maiores cidades da Eslovénia e até já se aventuram no estrangeiro para saudar os melhores atletas de Inverno do país.

Mas, os Kurenti são só os mais conhecidos de uma ampla variedade de máscaras tradicionais e figuras carnavalescas que sobreviveram até hoje. Os etnologistas estimam que cerca de 170 fatos diferentes foram preservados, muitos nas zonas rurais da Eslovénia.

Da mesma maneira, “Kurentovanje” não é o único grande Carnaval de que a Eslovénia se orgulha- Cerknica, por exemplo, alberga uma tradicional procissão de animais, com esquilos, sapos, diabos e bruxas e duas figuras especialmente populares: a gigante antepassada Uršula e o monstro do lago Jezerko. Enquanto, Cerkno, alberga aquela que é provavelmente a mais “sangrenta” máscara de carnaval, a Laufarija. A figura central do Carnaval, o Pust, personifica o Inverno e é culpado por todos os acontecimentos negativos que ocorreram na cidade no ano anterior, por isso é executado segundo um ritual preciso e definido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home