Eslovenices

Um local de reunião de amigos da Eslovénia

Tuesday, December 06, 2005



De todas as festas o Natal ocupa um lugar especial no coração dos eslovenos. Enquanto muitas tradições fazem parte da tradição comum europeia, ainda existem muitas reminiscências da cultura pagã nos hábitos rurais. Em esloveno, a palavra božič (Natal) quer dizer literalmente “pequeno Deus”, o que leva alguns peritos a relacionar com o deus pagão menor Svarožič, o deus dos agricultores. De acordo com a tradição pagã Svarožič renascia todos os anos para proteger a colheita.

Mês de Preparativos

Dezembro é um mês alegre, marcado por inúmeros eventos que antecipam o Natal e o Ano Novo, muitos deles de origem católica. A oferta de presentes inicia-se a 6 de Dezembro, quando São Nicolau visita as casas acompanhado pelos parklji (diabos) que assustam as crianças e levam aquelas que não se portaram bem. Os diabos são a personificação do Mal, enquanto o São Nicolau é a encarnação do Bem. Hoje em dia existem muitas festas de São Nicolau por todo o país. A época do Advento, uma altura de preparação para o Natal, dura quatro semanas. E é simbolizado pela Grinalda do Advento, que costumava ser feita só em famílias abastadas das grandes cidades, mas que agora é feita por todos. As grinaldas mais pequenas são feitas de raminhos de pinheiro, entrelaçados com fita de cor violeta. Colocam-se 4 velas azuis ou brancas no topo que se acendem alternadamente por semana até se chegar ao dia de Natal propriamente dito.

As canções de Natal, chamadas koledovanje na Eslovénia, eram muito populares na época natalícia mas agora estão extintas. Os cantores eram grupos de homens que iam de casa em casa cantar para quem lá vivia e desejar muitas felicidades e uma boa colheita. Algumas fontes sugerem que este hábito começou no século XIII. Foi esquecido pela generalidade das pessoas no século XIX, mas estão-se a fazer tentativas nalgumas zonas do país para reavivar a tradição. Enquanto os rapazes iam de casa em casa cantar, as raparigas costumavam carregar uma imagem de Nossa Senhora para uma casa diferente durante um período de nove noites seguidas. Este hábito só desapareceu após a Segunda Guerra Mundial, mas ainda é praticado pela minoria eslovena em Itália.

Árvore de Natal, Decorações e o Presépio

Hoje em dia as decorações de Natal nada têm a ver com o passado. Elas eram muito menos coloridas, e as casa eram geralmente decoradas com plantas de folha persistente como a era, o buxo e o pinheiro-manso. Em quase todas as partes da Eslovénia as pessoas costumavam ter abetos e pinheiros por decorar. Penduravam-nos do tecto da sala de estar ou numa cerca em frente da casa. Se existia algum ornamento, este era modesto, e constituído sobretudo por maçãs, nozes e bolachas.

A árvore de Natal como a conhecemos hoje, é relativamente nova na Eslovénia. Só começou a aparecer após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, mesmo antes da Primeira Grande Guerra as pessoas, tanto da cidade como do campo, costumavam embelezar as árvores com correntes, flores e grinaldas feitas de papel colorido. A juntar a isto tínhamos maçãs, amêndoas e avelãs. Nos cantos penduravam pequenos fardos de palha decorados com produtos agrícolas, tais como feijões e milho.

Após a Segunda Guerra Mundial o Natal foi fortemente influenciado pelas circunstâncias políticas. O regime socialista também ditava os costumes de Natal. Assim, não se decoravam árvores de Natal, mas sim árvores de Ano Novo que se encontravam não só em casa, mas também em locais públicos. Nos finais dos anos 80 a árvore de Natal foi recuperada.

A época do Advento é também a altura para montar os Presépios. Apesar de ser um fenómeno recente que começou em igrejas, espalhou-se rapidamente por todo o país. De acordo com fontes escritas, o primeiro Presépio foi criado pelos Jesuítas, em Liubliana, em 1644. Hoje em dia, podem ser vistos em casas de meios urbanos e rurais, normalmente num canto da sala referido como o “canto de Deus”. Existem muitos Presépios de Natal em papel bem preservados que datam do século XIX, que são excelentes exemplos da cultura tradicional. Recentemente, os Presépios têm ganho popularidade. Existem inclusive espectáculos com pessoas e animais vivos. O mais famoso Presépio vivo da Eslovénia pode ser visto nas Caves de Postojna.

Jantar de Natal e oferta de Presentes

Tradicionalmente as pessoas queimam incenso nas suas casas na véspera de Natal e borrifam os quartos com água benta. A isto segue-se o jantar de Natal onde as mesas são postas com todo o tipo de guloseimas, incluindo a tradicional e indispensável Potica. Nem sempre foi assim, porque o Natal é uma época de jejum e por isso, muito simples. Após o Natal , é ainda obrigatório ir à Missa do Galo. Também na véspera de Natal, as famílias costumavam reunir-se à volta do forno a lenha de cozer o pão que costumava estar no canto de virtualmente todas as casas rurais da Eslovénia. O forno marcava as vidas dos nossos avós, mas não só no Natal. O forno era muito mais que um meio para manter as pessoas quentes, era o centro da vida familiar.

A época natalícia era também uma época para prever o futuro. Métodos diferentes eram aplicados, desde ler o futuro através da observação das chamas da lareira à leitura das formas assumidas pela cera líquida quando deitada na água fria. Enquanto os pais se interessavam por saber como seria a colheita do ano seguinte, as raparigas interessavam-se sobretudo em saber quando se casariam. Hoje, o Natal é sobretudo uma época para dar presentes, tornou-se uma época muito comercial. Na Eslovénia, a oferta de presentes tem pouco mais que 70 anos, e só nas partes urbanas do país. Na zona rural , a oferta de presentes não era tradicional. Se as pessoas davam presentes, estes eram sobretudo nozes, avelãs e frutos secos.

Outros Costumes e Tradições

Os eslovenos são bem conhecidos pelo seu amor ao bom vinho e o período após o Natal era muito importante para os vitivinicultores. A 27 de Dezembro, os vitivinicultores abençoavam o melhor vinho que tinham e armazenavam-no para ocasiões especiais. Desde que era abençoado no dia de São João (Janez), era chamado vinho de São João (Šentjaževec). O dia seguinte é o dia das “Crianças Inocentes”, que ainda hoje é celebrado. É o único dia do ano em que se permite às crianças dar umas palmaditas nos pais sem consequências gravosas. De acordo com a tradição pagã, isto protege os adultos dos fantasmas dos seus antepassados.

As celebrações de Natal alteraram-se ao longo dos séculos. Durante o socialismo, o Pai Natal foi substituído pelo politicamente aceitável Avô Gelo. Apesar do fim do socialismo as crianças de hoje não se importam de ter os dois. De facto, elas criam imensas expectativas à volta dos três benevolentes portadores de presentes em Dezembro: São Nicolau, Pai Natal e Avô Gelo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home