Eslovenices

Um local de reunião de amigos da Eslovénia

Thursday, December 22, 2005

Feliz Natal


Para todos quantos visitam este blog,

Para os alunos de Esloveno da Faculdade de Letras,

Para os eslovenos que vivem em Portugal,

Desejamos um FELIZ NATAL cheio de amor, carinho, amizade, saúde e prendinhas....

Wednesday, December 21, 2005

Sopa de rabo de boi com Trigo Mourisco

Receita para 10 pessoas:

1500 g de rabo
200 g de vegetais (salsa – um pé completo, aipo – raiz e parte verde, cenouras, cebolas, alho, alho-francês)
Sal
Pimenta em grão
Noz Moscada em pó
Açafrão
2 folhas de louro

Lave a carne (rabo) e os vegetais e ponha tudo numa caçarola com 3 litros de água. Junte sal, pimenta e os outros ingredientes. Deixe cozinhar em lume muito brando entre duas a três horas. Retire a gordura da superfície. Escorra a sopa para retirar os pedaços de vegetais e carne e junte o trigo mourisco previamente cozinhado. Ao servir junte cebolinho picado.

Coza o trigo mourisco em água a ferver.

Wednesday, December 14, 2005

É Tempo de Natal


Dezembro é um mês de alegria, cheio de celebrações, esperanças e felicidade que culmina no Natal. As crianças devem estar ainda mais contentes que os restantes indivíduos, sobretudo as crianças eslovenas que têm mais pessoas a oferecerem-lhe presentes que qualquer outra nacionalidade. Elas recebem presentes de três homens: São Nicolau, Pai Natal e o Avô Gelo. Nos tempos do socialismo, o Avô Gelo era a personagem mais famosa ao lado de São Nicolau, mas nos últimos tempos o Pai Natal tem aumentado de popularidade e assumido o papel de Chefe de oferta de presentes. Nalgumas partes da Eslovénia, ainda se conserva um hábito que remonta ao tempo do Império Áustro-hungaro, dos presentes serem trazidos pelo menino Jesus.
Uma das mais duradouras tradições de Natal é a árvore, cuja decoração se tem vindo a alterar ao longo dos anos. A árvore de Natal que conhecemos actualmente só veio para a Eslovénia, após a Primeira Guerra Mundial. Antes disso, as pessoas nas cidades costumavam embelezar as árvores com correntes, flores e grinaldas feitas de papel colorido; a acrescentar a isto encontrávamos maçãs, amêndoas e avelãs. Nos cantos da sala de estar, também era hábito pendurar arranjos de palha decorados com produtos como feijões e milho. Hoje em dia decorações feitas em casa são uma raridade.

Ainda que as decorações de Natal sejam uma parte integrante da celebração, o Natal é mais uma época de oferecer presentes. Todo o tipo de presentes devem ser postos debaixo da árvore de Natal, exigindo diversas viagens aos vários centros comerciais, que se encontram completamente apinhados. É praticamente desnecessário referir que as vendas crescem significativamente nesta época do ano. É interessante verificar que a oferta de presentes é uma tradição com menos de 7 décadas na Eslovénia, mesmo nas zonas urbanas; no campo, só se davam presentes simbólicos tal como amêndoas e avelãs. No entanto, ultimamente dar presentes não é tão importante como passar tempo com as pessoas que se ama.


Zoran Jankovič – Director da Associação do Comércio a Retalho

O consumo aumenta todos os anos, em parte devido ao facto de se ter uma melhor selecção de produtos, de melhor qualidade e mais à medida dos gostos e desejos dos consumidores. A ajudar, a publicidade é mais intensa, mas ainda mais importante é a programação que se faz nos vários centros comerciais que tornam as compras mais divertidas. O cenário afecta o espírito de cada um – cidades decoradas, ruas, centros comerciais, etc. Por exemplo, as instalações das lojas associadas do Comércio a retalho, têm uma atmosfera festiva adequada: lojas decoradas, visitas de São Nicolau, Avô Gelo e do Pai Natal e ainda se organizam uma série de outros eventos festivos. Os preços são também muito favoráveis, muitos produtos têm desconto e a nossa selecção de presentes é bastante acessível. Isto permite que todos ofereçam à sua família e amigos presentes. Dezembro é um mês de compras, por querermos dar presentes a membros da nossa família, amigos e conhecidos, a procura de presentes de tipo e preço variado tem aumentado significativamente todos os anos. A média do gasto em compra é também mais elevado. Comparado com o resto do ano as vendas a retalho sobem 20 a 30% na época do Natal.



Dr. Marko Kerševan – Sociólogo especialista em assuntos religiosos

O Natal na Eslovénia é uma época de hábitos e costumes que são parte integrante da herança popular religiosa e da sua versão secular. Um desses hábitos é a oferta de presentes a crianças. Segundo a tradição católica, o mais antigo portador de presentes, São Nicolau, a quem se juntou, na segunda metade do século XX, outros dois: o vermelho barbudo, Pai Natal e o Avô Gelo, vestido tradicionalmente com pele de ovelha e um gorro de arganaz. O Pai Natal nasceu em larga medida, contra o mundo anglo-saxão, com a ajuda de filmes, televisão e da publicidade, e o Avô Gelo foi introduzido pelo regime socialista, existiam tensões recorrentes entre os dois e entre os seus patrocinadores. Claro que, para satisfação das crianças que os adoram, os três se reconciliaram e cada um encontrou lugar no público e nas famílias eslovenas. Em primeiro lugar, chega São Nicolau, seguido no Natal pelo Pai Natal e perto do Ano Novo chega o Avô Gelo. De todas as maneiras, os três – como referiu o famoso antropólogo francês Claude Levy-Strauss após semelhante debate em França – têm raízes no velho desejo “pagão” dos adultos oferecerem presentes para a vida após a morte e para o mundo dos mortos para que tivessem acesso aos prazeres da vida...

Damjan J. Ovsec – etnologista

Existem tantos hábitos, costumes, crenças, superstições, tradições e magia relacionados com o Natal na Eslovénia que dificilmente caberiam num calhamaço. O Natal é a mais popular festa familiar e religiosa, tendo a sua celebração uma longa tradição. Os eslovenos são ferrenhos fabricantes das suas decorações de Natal. As decorações mais antigas incluem o fabrico de um “canto dos deuses” e pendurar coroas de Natal, ramos ou grinaldas de papel do tecto. Pombas artesanais penduradas representam o Espírito Santo, tal como coroas e candeeiros feitos de papel e palha. Mais tarde, apareceram as representações gigantes do Presépio. Em Liubliana e noutros lados, exibições das mais belas cenas da Natividade são representadas todos os anos. Nas caves de Postojna, uma das mais famosas cavernas do mundo, representa-se uma peça sobre a Natividade acompanhada de música barroca. As decorações de Natal – e naturalmente a árvore de Natal – característica do Natal na Eslovénia, é também a comida. Os porcos são tradicionalmente mortos antes do Natal e portanto, é comum ter pratos feitos de carne de porco à mesa. Existem também, pães e tartes com diferentes recheios, formatos e nomes. E não se pode deixar de nomear o mais famoso bolo de todos, a Potica. Este bolo pode ser doce ou salgado, redondo com um buraco no meio ou um rolo comprido. Existem 50 tipos diferentes de Potica clássica, mas a imaginação das pessoas fez com que haja hoje em dia cerca de 110 tipos de Potica.
Tradução de Maria

Tuesday, December 06, 2005

Nova mailinglist

Zivio Prjateli,
imamo nova mailinglist.

eslovenices@googlegroups.com

To je ultra super ha? Hvala Pedro



De todas as festas o Natal ocupa um lugar especial no coração dos eslovenos. Enquanto muitas tradições fazem parte da tradição comum europeia, ainda existem muitas reminiscências da cultura pagã nos hábitos rurais. Em esloveno, a palavra božič (Natal) quer dizer literalmente “pequeno Deus”, o que leva alguns peritos a relacionar com o deus pagão menor Svarožič, o deus dos agricultores. De acordo com a tradição pagã Svarožič renascia todos os anos para proteger a colheita.

Mês de Preparativos

Dezembro é um mês alegre, marcado por inúmeros eventos que antecipam o Natal e o Ano Novo, muitos deles de origem católica. A oferta de presentes inicia-se a 6 de Dezembro, quando São Nicolau visita as casas acompanhado pelos parklji (diabos) que assustam as crianças e levam aquelas que não se portaram bem. Os diabos são a personificação do Mal, enquanto o São Nicolau é a encarnação do Bem. Hoje em dia existem muitas festas de São Nicolau por todo o país. A época do Advento, uma altura de preparação para o Natal, dura quatro semanas. E é simbolizado pela Grinalda do Advento, que costumava ser feita só em famílias abastadas das grandes cidades, mas que agora é feita por todos. As grinaldas mais pequenas são feitas de raminhos de pinheiro, entrelaçados com fita de cor violeta. Colocam-se 4 velas azuis ou brancas no topo que se acendem alternadamente por semana até se chegar ao dia de Natal propriamente dito.

As canções de Natal, chamadas koledovanje na Eslovénia, eram muito populares na época natalícia mas agora estão extintas. Os cantores eram grupos de homens que iam de casa em casa cantar para quem lá vivia e desejar muitas felicidades e uma boa colheita. Algumas fontes sugerem que este hábito começou no século XIII. Foi esquecido pela generalidade das pessoas no século XIX, mas estão-se a fazer tentativas nalgumas zonas do país para reavivar a tradição. Enquanto os rapazes iam de casa em casa cantar, as raparigas costumavam carregar uma imagem de Nossa Senhora para uma casa diferente durante um período de nove noites seguidas. Este hábito só desapareceu após a Segunda Guerra Mundial, mas ainda é praticado pela minoria eslovena em Itália.

Árvore de Natal, Decorações e o Presépio

Hoje em dia as decorações de Natal nada têm a ver com o passado. Elas eram muito menos coloridas, e as casa eram geralmente decoradas com plantas de folha persistente como a era, o buxo e o pinheiro-manso. Em quase todas as partes da Eslovénia as pessoas costumavam ter abetos e pinheiros por decorar. Penduravam-nos do tecto da sala de estar ou numa cerca em frente da casa. Se existia algum ornamento, este era modesto, e constituído sobretudo por maçãs, nozes e bolachas.

A árvore de Natal como a conhecemos hoje, é relativamente nova na Eslovénia. Só começou a aparecer após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, mesmo antes da Primeira Grande Guerra as pessoas, tanto da cidade como do campo, costumavam embelezar as árvores com correntes, flores e grinaldas feitas de papel colorido. A juntar a isto tínhamos maçãs, amêndoas e avelãs. Nos cantos penduravam pequenos fardos de palha decorados com produtos agrícolas, tais como feijões e milho.

Após a Segunda Guerra Mundial o Natal foi fortemente influenciado pelas circunstâncias políticas. O regime socialista também ditava os costumes de Natal. Assim, não se decoravam árvores de Natal, mas sim árvores de Ano Novo que se encontravam não só em casa, mas também em locais públicos. Nos finais dos anos 80 a árvore de Natal foi recuperada.

A época do Advento é também a altura para montar os Presépios. Apesar de ser um fenómeno recente que começou em igrejas, espalhou-se rapidamente por todo o país. De acordo com fontes escritas, o primeiro Presépio foi criado pelos Jesuítas, em Liubliana, em 1644. Hoje em dia, podem ser vistos em casas de meios urbanos e rurais, normalmente num canto da sala referido como o “canto de Deus”. Existem muitos Presépios de Natal em papel bem preservados que datam do século XIX, que são excelentes exemplos da cultura tradicional. Recentemente, os Presépios têm ganho popularidade. Existem inclusive espectáculos com pessoas e animais vivos. O mais famoso Presépio vivo da Eslovénia pode ser visto nas Caves de Postojna.

Jantar de Natal e oferta de Presentes

Tradicionalmente as pessoas queimam incenso nas suas casas na véspera de Natal e borrifam os quartos com água benta. A isto segue-se o jantar de Natal onde as mesas são postas com todo o tipo de guloseimas, incluindo a tradicional e indispensável Potica. Nem sempre foi assim, porque o Natal é uma época de jejum e por isso, muito simples. Após o Natal , é ainda obrigatório ir à Missa do Galo. Também na véspera de Natal, as famílias costumavam reunir-se à volta do forno a lenha de cozer o pão que costumava estar no canto de virtualmente todas as casas rurais da Eslovénia. O forno marcava as vidas dos nossos avós, mas não só no Natal. O forno era muito mais que um meio para manter as pessoas quentes, era o centro da vida familiar.

A época natalícia era também uma época para prever o futuro. Métodos diferentes eram aplicados, desde ler o futuro através da observação das chamas da lareira à leitura das formas assumidas pela cera líquida quando deitada na água fria. Enquanto os pais se interessavam por saber como seria a colheita do ano seguinte, as raparigas interessavam-se sobretudo em saber quando se casariam. Hoje, o Natal é sobretudo uma época para dar presentes, tornou-se uma época muito comercial. Na Eslovénia, a oferta de presentes tem pouco mais que 70 anos, e só nas partes urbanas do país. Na zona rural , a oferta de presentes não era tradicional. Se as pessoas davam presentes, estes eram sobretudo nozes, avelãs e frutos secos.

Outros Costumes e Tradições

Os eslovenos são bem conhecidos pelo seu amor ao bom vinho e o período após o Natal era muito importante para os vitivinicultores. A 27 de Dezembro, os vitivinicultores abençoavam o melhor vinho que tinham e armazenavam-no para ocasiões especiais. Desde que era abençoado no dia de São João (Janez), era chamado vinho de São João (Šentjaževec). O dia seguinte é o dia das “Crianças Inocentes”, que ainda hoje é celebrado. É o único dia do ano em que se permite às crianças dar umas palmaditas nos pais sem consequências gravosas. De acordo com a tradição pagã, isto protege os adultos dos fantasmas dos seus antepassados.

As celebrações de Natal alteraram-se ao longo dos séculos. Durante o socialismo, o Pai Natal foi substituído pelo politicamente aceitável Avô Gelo. Apesar do fim do socialismo as crianças de hoje não se importam de ter os dois. De facto, elas criam imensas expectativas à volta dos três benevolentes portadores de presentes em Dezembro: São Nicolau, Pai Natal e Avô Gelo.

Eslovenices

A criação deste blog corresponde a uma vontade de um grupo de pessoas em dar a conhecer a Eslovénia ao mundo português e quem sabe Portugal ao mundo esloveno.
Em princípio seremos 4 pessoas a escrever neste blog. Dois portugueses e duas eslovenas, mas não impedimos a participação de ninguém e por isso, para além da possibilidade de comentar os posts que vamos publicando, iremos criar um e-mail próprio para que possam escrever os vossos próprios aritigos que teremos o maior gosto em publicar respeitando os direitos de autor.
Esperem por nós com mais novidades em breve...
Até já